"Estamos sem chão", diz familiar de jovem de 19 anos que morreu afogado em Restinga Sêca

Foto: Arquivo Pessoal

O que era para ser somente um momento de diversão com os amigos se transformou em dias de angústia e com um final triste. Na tarde de domingo (24), Alexsandro da Silva Martins, 19 anos, se despediu da sua mãe e saiu de casa rumo ao Balneário das Tunas, em Restinga Sêca. Infelizmente, com um desfecho trágico, não retornou mais após se afogar. O corpo dele foi localizado nesta terça-feira (26), após três dias de buscas. 


O jovem era natural de Restinga Sêca e tinha mais dois irmãos. Ele ia para o terceiro ano do Ensino Médio e trabalhava como auxiliar de mecânico em uma oficina.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O Diário conversou com Tatiane Machado da Silva, 37 anos, tia de Alexsandro. Ainda muito abalada, ela conta que seu sobrinho era um menino simples, de origem humilde, alegre e muito educado.


– Ele era gremista, gostava de mexer no celular como qualquer adolescente, além de jogar bola. Também era muito trabalhador, estudioso e adorava cozinhar.


A tia relembra que o jovem gostava também se reunir e sair com os amigos. E foi em uma dessas saídas, buscando refresco em uma tarde quente, que Alexsandro entrou nas águas do Rio Vacacaí e acabou se afogando. 


Estamos completamente sem chão com tudo o que ocorreu. A mãe dele está sem chão, porque eles moravam juntos. Eles estavam juntos pela manhã e ele saiu logo após o almoço. Ao se despedir, foi questionado pela mãe se passaria o Natal com ela. Ele disse que não. Foi uma despedida, porque só Deus sabe das coisas – conta.


Alexsandro e sua mãe, Adriana da SilvaFoto: Arquivo Pessoal


Além disso, a tia relata que foram dias extremamente difíceis e angustiantes até a localização o corpo do sobrinho, encontrado na manhã desta terça-feira (26), cerca de 6 km do local onde havia desaparecido. 


– Fomos procurar a cocota dele, que ficava em uma gaiola. A gaiola estava aberta e ela sumiu hoje pela manhã, justamente no dia em que o corpo dele foi encontrado. Era tanto amor que nem ela aguentou – revela.


Mesmo muito jovem, Alexsandro tinha sonhos. Ele havia começado uma reforma na casa da mãe, pois tinha o sonho de torná-la "mais bonita". Porém, esse projeto ficou pelo caminho. 


Peço que os outros jovens fiquem atentos no momento em que forem tomar banho nesses locais. Tenham consciência que água não tem galhos. Em um brincadeira, em uma situação que parece inofensiva, uma vida se vai. Domingo ele estava aqui, hoje não está mais. 


Juliano Martins, um dos irmãos de Alexsandro, falou sobre a perda do irmão:


– Tinhamos somente dois anos de diferença, então fomos criados juntos. Eu sempre vou amar ele. A imagem que sempre vai ficar é dele me dando um abraço pela última vez.


Despedida

O corpo de Alexsandro está no Instituto Médico Legal (IML) de Santa Maria para passar por necropsia. Após a liberação, deve voltar para Restinga Sêca para ser velado. O sepultamento vai ocorrer no interior do município.


Buscas no local

Para a Rádio Integração, de Restinga Sêca, o sargento Cleiton Tomasi, do 4º Pelotão de Bombeiros Militar, contou como foram esses dias de buscas no Balneário das Tunas:


– Foram dias bem trabalhosos, pois a correnteza estava muito forte e os mergulhadores não estavam conseguindo ir até ao fundo por causa disso, o que dificultou o trabalho. 


Ainda conforme o bombeiro, o corpo de Alexsandro foi localizado em um trecho que possui uma espécie de "curva", cerca de 6 km do local do afogamento:


– Haviamos feito buscas com o barco neste trecho, porém não encontramos nada. Ao voltarmos ao local na manhã desta terça, conseguimos encontrá-lo.


A temporada de verão no Balneário das Tunas foi aberta oficialmente no sábado (23) e há salva-vidas no local. Porém, é necessário ficar alerta:


– Cuidamos somente de um perímetro limite de banho. Peço que os banhistas respeitem esses limites e também as placas de alerta para áreas de perigo. O rio possui buracos e se transforma devido a correnteza. Por isso, é necessário reforçar os cuidados.


Leia mais:







Vítima de 57 anos cai em golpe e faz transferência de mais de R$ 800 aos golpistas Anterior

Vítima de 57 anos cai em golpe e faz transferência de mais de R$ 800 aos golpistas

Identificado suspeito de esfaquear homem em motel de Santa Maria Próximo

Identificado suspeito de esfaquear homem em motel de Santa Maria

Polícia
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI